Sete cidades argentinas entre as melhores do mundo – Concurso

Sete cidades argentinas concorrem a um lugar entre as melhores do mundo! As cidades foram escolhidas para participar da terceira edição do concurso “Best Tourist Villages”.

Concurso organizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que visa promover melhores destinos em ambientes rurais para se visitar.

Sendo assim, o projeto Melhores Vilas Turísticas é o carro-chefe do Programa de Turismo e Desenvolvimento Rural da OMT. A competição internacional, iniciada em 2021 pela OMT, inclui na sua terceira edição sete cidades argentinas entre os selecionados:

  • La Carolina, em San Luis;
  • Villa Traful, em Neuquén;
  • Yavi, em Jujuy;
  • Los Antiguos, em Santa Cruz;
  • Laguna Blanca, em Catamarca;
  • Gaiman, em Chubut;
  • Tolhuin, em Tierra del Fuego.

O que é a OMT e o concurso “Best Tourist Villages”?

Como um dos órgãos mais importantes subordinados à Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial do Turismo (OMT) tem a missão de impulsionar o turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Em dezembro, a OMT planeja anunciar os vencedores da competição que está atualmente em andamento.

A competição em questão é voltada para valorizar e reconhecer as vilas rurais. Estes lugares são exaltados por serem exemplos notáveis de como o turismo pode ser utilizado para trazer benefícios, proteger comunidades, tradições locais e, além disso, preservar o patrimônio cultural.

De forma contínua, este programa ambiciona garantir que o turismo seja uma ferramenta eficaz para diminuir as desigualdades regionais, sobretudo no que diz respeito a renda e desenvolvimento.

Então, os critérios para a escolha dos vilarejos levam em consideração aspectos como o número de habitantes – que deve ser inferior a 15.000 – e a adoção de abordagens inovadoras e transformadoras no âmbito do turismo rural.

Por fim, a Argentina, conhecida pela beleza e diversidade de suas paisagens, possui muitos destes vilarejos que valem a pena serem visitados e admirados. Prova disso é a recente escolha da cidade salteña de Iruya pela conceituada revista de viagens Condé Nast Traveler, que a elegeu como uma das 50 cidades mais bonitas do mundo.

Conheça as Sete cidades argentinas entre as melhores do mundo que concorrem na OMT

1- La Carolina (San Luis)

By miroab

Localizada no departamento de Coronel Pringles, na província de San Luis, La Carolina é um testemunho vivo da atividade mineira local. Está situada nas montanhas de San Luis, aos pés do monte Tomolosta, a 1600 metros acima do nível do mar e a 83 quilômetros ao norte da capital.

2- Villa Traful (Neuquén)

De SoleFabrizio – Trabajo propio, CC BY-SA 3.0.

Localizada no departamento de Los Lagos, no sul da província de Neuquén, Villa Traful tem cerca de 1.000 habitantes. Está situada na cordilheira dos Andes, fazendo parte do Parque Nacional Nahuel Huapi, localizado na margem sul do lago Traful, formando o Corredor dos Sete Lagos.

3- Yavi (Jujuy)

Galio, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Localizada a 16 quilômetros de La Quiaca, em plena Puna Jujeña e muito próxima à fronteira com a Bolívia, Yavi tem cerca de 400 habitantes. É uma pequena cidade muito pitoresca entre as montanhas, onde a monotonia da cor da terra, que é a mesma em toda a paisagem e nas construções do lugar, é impressionante.

4- Los Antiguos (Santa Cruz)

cidades argentinas entre as melhores do mundo
By Claudio Elias – Own work, Public Domain

Com aproximadamente 5.300 habitantes, Los Antiguos oferece um mundo de atrações turísticas, situada em um vale fértil, com a cordilheira dos Andes como moldura predominante.

5- Laguna Blanca (Catamarca)

cidades argentinas entre as melhores do mundo
Foto por Florenciafinetti / Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

É uma das Reservas da Biosfera da UNESCO, uma área natural protegida localizada entre os departamentos Belén e Antofagasta de la Sierra.

6- Gaiman (Chubut)

Por Wikisanchez – Obra do próprio, CC BY 3.0

Pequena cidade situada no vale inferior do rio Chubut, a 40 quilômetros a oeste de Rawson, Gaiman é reconhecida como símbolo da colônia galesa do Chubut.

7- Tolhuin (Tierra del Fuego)

cidades argentinas entre as melhores do mundo
By Serge Ouachée – Own work, CC BY-SA 3.0

Por fim, com 9.879 habitantes, segundo o censo de 2022, Tolhuin é uma cidade rodeada pela floresta andina patagônica, em uma zona de transição entre a cordilheira dos Andes e a estepe fueguina.

Se gostou de conhecer as cidades argentinas entre as melhores do mundo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. Queremos saber sua opinião, então deixe um comentário abaixo.

Adaptado para o ArgentinaGuia.com, baseado no artigo original de “Cuáles son los siete pueblos argentinos que compiten por estar entre los mejores del mundo”, Infobae, 2023, https://www.infobae.com/tendencias/2023/07/11/cuales-son-los-siete-pueblos-argentinos-que-compiten-por-estar-entre-los-mejores-del-mundo/.

Deixe uma resposta