Quando se fala em “Show de Tango em Buenos Aires”, muita gente pensa apenas em ver uma dança elegante, em um café ou teatro específico para isso, mas, na realidade, o Tango não é apenas uma dança, mas uma manifestação cultural poderosa que atravessou gerações.
Do coração de Buenos Aires ao palco global, o tango transcende fronteiras, unindo pessoas por uma linguagem universal de movimento e música.
E como o Turista pode vivenciar toda essa experiência tanguera?
Shows de Tango em Buenos Aires
Os shows de tango são, acima de tudo, um espetáculo, com dançarinos profissionais, figurinos impecáveis, música ao vivo, palco o luzes, toda uma arte para apresentar aos turistas o que há de melhor do Tango.
Muitos shows de Tango são feitos para oferecer uma experiência ao turista, que visita à Argentina e busca uma experiência que por vezes une o entretenimento e a gastronomia, oferecendo junto ao espetáculo um jantar com pratos e vinhos clássicos do país.
Se você percorrer a Calle Florida, será certamente abordado com oferta de “Show de Tango”.
Milongas
Antes de tudo, as milongas representam a essência da comunidade tanguera de Buenos Aires, é onde os portenhos se encontram, dançam, trocam passos e sorrisos, seja em salões privados ou em praças, aberto ao público.
Os shows de Tango em Buenos Aires são performáticos, por outro lado, as milongas são o ponto de encontro daqueles que amam o tango, vestindo, na maioria das vezes, roupas do dia a dia, que dançam apenas por diversão, para escutar os clássicos, tomar um vinho e celebrar a amizade.
Muitas Milongas acontecem de maneira itinerante, ou são temáticas, por isso, existe o site/app Hoy Milonga, onde você pode encontrar:
- Calendário diário de Milongas;
- Locais para praticar ou tomar aulas (inclusive para turistas);
- Festivais e Encontros;
- Streaming de vídeos sobre tango;
- Lojas para roupas e sapatos para dançar tango.
Localização das principais Milongas e Casas de Show de Tango Em Buenos Aires
No mapa abaixo você encontra o endereço, telefone e site das principais milongas casas de tango da cidade, todas de fácil acesso por ônibus, metrô ou carro.
Clica aqui e salve esse mapa no seu Maps.
Ir a uma Milonga ou ver um Show de Tango em Buenos Aires?
Então, como decidir entre um “show de tango em Buenos Aires” e uma autêntica milonga?
Se você busca o glamour e o espetáculo, escolha o show de Tango, porém, se quer experimentar o Tango como um portenho e dançar, a milonga é o seu lugar, mesmo que você não saiba dançar.
Portanto, não existe melhor opção, o que vale é como você gosta de experimentar ao viajar.
Particularmente, eu prefiro experiências cotidianas e nunca fui a um show de tango, preferi ir a uma milonga ou apreciar artistas de rua, seja tocando ou dançando.
Além das milongas, não é incomum encontrar artistas de rua, seja bem trajados e dançando ao som de uma boombox, ou músicos com violões, pianos ou Bandoneóns, executando obras clássicas.
À esquerda, um músico solitário no Caminito que apreciei por uns minutos em 2022 – e óbvio, deixei a propina.
Ao Centro, quando visitei La Glorieta em 2016, para apreciar uma milonga.
À direita, imersão audiovisual sobre a vida de Piazzolla que visitei no Centro Cultural Kirchinher.
Ícones do Tango: Da Tradição às Inovações de Buenos Aires
Para quem quer entender o tango, dessa maneira, listo alguns dos vários músicos que moldaram o Tango ao longo do tempo.
Carlos Gardel
Mais do que um cantor, uma lenda. Com uma voz que personifica o tango, Gardel nos presenteou com melodias que falavam de amor e, claro, de Buenos Aires.
Por curiosidade, não se sabe se Gardel nasceu na Argentina, Uruguai ou França, seja como for, é um artista cultuado em todo mundo.
Astor Piazzolla
Argentino de Mar del Plata, Piazzolla ousou desafiar o tango tradicional incorporando elementos de Jazz e Música Clássica, então, criando o chamado “tango nuevo”.
Bandoneonista virtuoso, Piazzolla é considerado um dos músicos mais influentes do século XX.
Aníbal Troilo
Por fim, representando a era dourada do tango, Troilo, com seu bandoneon é motivo de inspiração para entusiastas do tango.
Outros Artistas
A lista é interminável, sendo assim, cito mais alguns notáveis:
- Osvaldo Pugliese;
- Juan D’Arienzo;
- Francisco Canaro;
- Agustín Bardi;
- Julio de Caro.
Playlist Tango by argentinaguia.com
Dúvidas sobre Milongas e Show de Tango em Buenos Aires?
Por fim, se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre o tango, deixe seu comentário abaixo e, se conhece alguém que está planejando viajar para Buenos Aires, compartilhe esse artigo!