Cotação do Peso na Argentina explicado Para Turistas

Ah, minha Argentina… A economia desse país é uma dança tão complexa quanto um tango bem executado, cada movimento cheio de paixão e drama. Mas acredite em mim, você precisa aprender como funciona a cotação do Peso para conseguir trocar bem os seus Reais.

Aqui tem 18.000 Pesos Argentinos, mais ou menos 180 Reais. em Julho de 2023.

Entenda a Cotação de Pesos na Argentina

Antes de mais nada, se você quiser saber onde e qual é a melhor forma de trocar seus Reais por Pesos Argentinos, leia este artigo.

O mercado cambial argentino é marcado por constante volatilidade. A cotação do Peso na Argentina (ARS) flutua frequentemente, reagindo às dinâmicas econômicas do país, sendo infelizmente regido por alta inflação, com mais de 100% anual esperado para 2023.

Neste contexto, você encontrará dois termos particulares na Argentina: “Dólar Blue” e “Real Blue”. Estes referem-se ao mercado paralelo de câmbio, onde os Pesos Argentinos são trocados por dólares americanos ou reais brasileiros a uma taxa geralmente mais vantajosa do que a taxa oficial.

Isso se dá por um fenômeno econômico chamado de brecha cambiária

A brecha cambial, na Argentina, é a diferença entre o valor do dólar estadunidense no mercado oficial e o valor no mercado paralelo, também conhecido como “Dólar Blue”. A existência de várias cotações de Peso na Argentina é resultado de diversas condições e políticas econômicas.

Pasmem, hoje existem mais de 30 cotações diferentes, de acordo com regras do governo aplicadas a determinados mercados. Além do Dólar Oficial e o Blue, já citados, existe o Dólar Soja, Catar, Coldplay, Netflix, Cripto, entre outros.

No mercado oficial, a cotação do Peso na Argentina sofre forte impacto de interferências e restrições governamentais. O governo argentino impõe impostos pesados sobre a compra de Dólares.

Tais impostos tornam a moeda estadunidense mais cara no mercado oficial.

Adicionalmente, há uma política conhecida como “cepo al Dólar”. Esta medida limita a quantidade de dólares que indivíduos e empresas podem adquirir no mercado oficial a cada mês, visando evitar a fuga de capitais. Essas restrições, porém, acabam incentivando as pessoas a procurarem alternativas no mercado paralelo para adquirir dólares.

Finalmente, a combinação destes impostos e restrições cria uma demanda maior por dólares no mercado paralelo (blue), onde as taxas de câmbio não são controladas pelo governo.

As pessoas aderem ao Blue para comprar dólares e outras moedas, para se protegerem das altas inflações, apesar do mercado paralelo ser “ilegal” do ponto de vista do governo argentino.

Cotação do Peso na Argentina
By Wilfredor – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=53323600

Como Mil Reais se transformam em Pesos na Cotação da Argentinos?

Antes de mais nada, o processo de trocar seus Reais por Pesos Argentinos envolve algumas etapas.

Como dito, existem duas cotações de Dólar que você precisa considerar: a Cotação Oficial e a Cotação Blue (paralela).

No exemplo abaixo, usarei uma cotação fictícia e arredondada, mas muito próxima da realidade de julho de 2023.

  1. Cotação Oficial: 1 Dólar vale 250 Pesos Argentinos;
  2. Cotação Blue (Paralela): 1 Dólar vale 500 Pesos Argentinos.

Considerando que a cotação do Dólar no Brasil é de 1 Dólar para 5 Reais (ou seja, com 1 Real você compra 0,20 Dólares), a operação na casa de câmbio seria feita da seguinte maneira:

Etapa 1 – Venda de Reais: Você vai à casa de câmbio com seus 1.000 Reais e a casa considera cotação do Dólar no Brasil, ou seja, esta avalia “quantos Dólares eu posso comprar com os Reais do cliente?”. Com 1 Real comprando 0,20 Dólares, seus 1.000 Reais se converteriam em 200 Dólares (1.000 Reais * 0,20 Dólares).

Etapa 2 – Conversão para Pesos Argentinos: A casa de câmbio então pega esses 200 Dólares e compra Pesos Argentinos.

  • No cenário da Cotação Oficial, cada Dólar vale 250 Pesos Argentinos. Então, os 200 Dólares se transformam em 50.000 Pesos Argentinos (200 Dólares * 250 Pesos Argentinos).
  • No cenário da Cotação Blue, cada Dólar vale 500 Pesos Argentinos. Então, os 200 Dólares se transformam em 100.000 Pesos Argentinos (200 Dólares * 500 Pesos Argentinos).

Resumindo:

  • Cotação Oficial: Com 1.000 Reais, levo pra casa de câmbio que compra 200 Dólares, por sua vez esta compra 50.000 Pesos Argentinos e entrega pra mim.
  • Cotação Blue (Paralela): Com 1.000 Reais, levo pra casa de câmbio que compra 200 Dólares, por sua vez esta compra 100.000 Pesos Argentinos e entrega pra mim.

Dessa maneira, temos o Real Blue, onde:

  • Cotação Oficial: 1 Real vale 50 Pesos Argentinos;
  • Cotação Blue (Paralela): 1 Real vale 100 Pesos Argentinos.

É muito próximo ao valor Real Blue que operam tanto a Western Union quanto as “Cuevas”, por isso que estas são as opções mais vantajosas para fazer câmbio.

Por curiosidade, as casas de câmbio ganham dinheiro através da diferença entre a taxa que usam para comprar uma moeda (taxa de compra) e a taxa que usam para vendê-la (taxa de venda), também conhecida como spread. Mas aí o assunto não nos interessa, pois queremos viajar e comer pizzas portenhas e não abrir uma instituição financeira.

Dolar Tarjeta do Cartão de Crédito Internacional

O “Dólar tarjeta” é uma iniciativa do Banco Central da Argentina para incentivar turistas a usarer cartões de crédito, estimulando a entrada de Dólares.

A principal alteração está no fato de que os gastos em cartão de crédito usam cotação do Dólar MEP (Mercado Electrónico de Pagos). Esse tipo de cotação de Peso na Argentina é mais vantajoso que o Dólar oficial e se aproxima do valor do Dólar Blue.

Antes de 2022, os pagamentos via cartão utilizavam a cotação do Dólar oficial, portanto, menos favorável, o que desencorajava o seu uso.

Cotação do Peso na Argentina pode Mudar: Eleições Presidenciais de 2023

Atualmente, a Argentina está em meio a uma campanha presidencial e as eleições de 2023 podem trazer uma mudança significativa na abordagem econômica do país, consequentemente, mudará o câmbio para os turistas.

Os quatro principais candidatos — todos com perfis pró-mercado — prometem unificar, ou pelo menos simplificar, a complexa situação cambial da Argentina:

Cotação do Peso na Argentina - Milei - Bullrich - Larreta - Massa
Milei — Bullrich — Larreta — Massa
  • Javier Milei, economista e atual deputado nacional, conhecido por suas visões liberais e minarquistas. Seu foco principal é a redução da intervenção do Estado e a dolarização oficial do país, o que poderia levar a um mercado cambial mais liberalizado;
  • Patricia Bullrich, ex-ministra de segurança, tem uma reputação de ser dura em questões de segurança pública, mas também mostra uma orientação liberal na economia. Sua experiência poderia trazer uma abordagem mais pragmática e segura para lidar com a economia;
  • Horacio Rodríguez Larreta, atual governador da Cidade Autônoma de Buenos Aires, tem uma longa carreira na política argentina. Ele é conhecido por suas ideias de modernização, então, poderia trazer essa abordagem para a economia.
  • Por fim, Sérgio Massa, atual ministro da economia e candidato da situação no país (“indicado” por Cristina Kirchner), já esteve na oposição e em diversos momentos e demonstra posições econômicas pró-mercado, porém, durante seu mandato como ministro, o Dólar Blue pulou de $314 Pesos para $525;

Para os viajantes, isso pode significar uma maior clareza e, possivelmente, melhores taxas no futuro.

Por fim, se você acha que este artigo pode ser útil para outras pessoas, não hesite em comentar e compartilhá-lo em suas redes sociais ou diretamente com amigos que estão planejando uma viagem à Argentina. Boa viagem e aproveite ao máximo sua experiência argentina!

Deixe uma resposta