Pizzaria em Buenos Aires — 4 Icônicas para você Visitar

Visitei 4 Pizzarias em Buenos Aires — Argentina, que todo turista deve conhecer, as icônicas Pizzaria Güerrín, Las Cuartetas, Kentucky e La Mezzetta.

Cada uma delas se destacou por sua própria razão — seja pela autenticidade, tradição, estilo único de pizza ou mesmo pela atmosfera vibrante.

Então, compartilharei minhas impressões sobre cada local, os sabores que experimentamos e as histórias, meu objetivo é oferecer um olhar mais atento sobre o que é uma pizzaria em Buenos Aires e o verdadeiro ritual que é degustar seu menu.

A Experiência Cultural das Pizzarias em Buenos Aires

Embora seja de origem italiana, a pizza em Buenos Aires assumiu uma identidade argentina inconfundível que vai além do simples sabor, sua história é riquíssima e vale a pena conhecer seus detalhes.

A experiência de degustar uma pizza na capital argentina é imersiva e autenticamente “porteña”, fornecendo uma visão intrigante da vida e cultura da cidade. Detalhamos alguns aspectos dessa experiência que de fato pude viver em cada uma das 4 pizzarias deste post, em Buenos Aires.

Hospitalidade Autêntica

As pizzarias de Buenos Aires são conhecidas pela sua hospitalidade calorosa e autêntica, pois os funcionários, muitas vezes, têm longos anos de serviço, sendo apaixonados pelo que fazem.

Isso se reflete no atendimento ao cliente, sempre prontos para darerm recomendações, contarem histórias ou simplesmente bater um papo. Então, esta atmosfera convidativa transforma a simples ação de comer uma pizza em uma experiência social agradável. De fato, vivenciei isso e vou te contar em seguida.

Ambiente Vibrante

As pizzarias porteñas muitas vezes exalam uma energia cativante. Desde a agitação na cozinha até a animação das mesas, há sempre um zumbido de atividade.

Algumas pizzarias, particularmente as mais antigas e históricas, como as deste post, têm também uma decoração encantadora que evoca a época da imigração italiana. Quadros, fotografias, luminárias de época e até mesmo o mobiliário contribui para um ambiente cheio de charme e personalidade.

Rituais de Pizza

Em Buenos Aires, comer pizza não é apenas uma refeição, mas um ritual. Existe até uma expressão local, “la previa”, que descreve o costume de se reunir com amigos para uma refeição antes de uma noite fora.

As pizzarias são frequentemente o local escolhido para essa celebração prévia. Além disso, as famílias e amigos muitas vezes se reúnem nas pizzarias aos domingos para partilhar uma refeição e desfrutar da companhia uns dos outros.

A Experiência de Comer uma Fatia nas Pizzarias de Buenos Aires

Em Buenos Aires, a pizza é frequentemente servida em fatias, ou “porciones”, e não inteira. Isso permite que você experimente várias pizzas diferentes em uma única refeição.

Além disso, a maneira preferida de comer pizza é com as mãos, muitas vezes dobrando a fatia ao meio para formar o que é conhecido como ‘”librito” (pequeno livro).

As 4 Pizzarias Icônicas de Buenos Aires que visitei

Pizzería Güerrín

Iniciando com a Pizzaria Güerin, um verdadeiro ícone da cena de pizzas de Buenos Aires. Localizada na famosa Avenida Corrientes, um vibrante centro cultural da cidade conhecido por seus teatros, livrarias e cinemas, a Güerrín é mais do que uma simples pizzaria — é uma verdadeira instituição da Pizza Portenha.

Fundada em 1932 por imigrantes italianos, o nome Güerrín é uma homenagem a um herói popular italiano retratado em um poema épico medieval, conforme relatado pelo jornalista italiano Pietro Sorba, autor do primeiro guia de pizzas da Argentina.

E la fui eu, achando que ia comer no balcão, em pé, da maneira mais tradicional nas pizzarias de Buenos Aires! Ao entrar, todos os balcões estavam cheios, muita, mas muita gente comento e outras tantas esperando em filas, para comer em pé ou levar.

Pizzeria Museu

Vi uma plaquinha indicando Salón Presidencial, e um profundo corredor meio escuro. Perguntei para algum funcionário se poderia ingressar, o mesmo disse que sim e lá fui eu.

A pizzaria ocupa um edifício que, originalmente, era um “conventillo”, uma espécie de moradia coletiva comum entre os imigrantes. O local foi transformado em pizzaria na década de 1930 e, desde então, tem sido um marco na cena gastronômica da cidade.

Nitidamente se percebia esse ar de “conventillo” pelo corredor — veja as fotos ao lado eu tirei.

Uma das peculiaridades da Pizzaria Güerrín é o seu forno a lenha, que, segundo as lendas locais, nunca foi apagado desde a sua inauguração e é ele que recebe os visitantes famintos que chegam ao Salón Presidencial!

pizzaria em buenos aires

Forno trabalhando por 90 anos, uma das fotos que tirei que mais gosto do meu acervo sobre a Argentina!

A sensação é de túnel do tempo, o caos da Av. Corrientes parece desaparecer e você se sente em um salão imenso, lindamente decorado e com uma atmosfera totalmente familiar!

pizzaria em buenos aires

Sentei quase ao fundo para observar bem o salão.

Pedimos empanadas de Carne e Frango (Pollo) enquanto aguardávamos essa maravilha de pizza meia Berinjela (Berenjena), meia Presunto e Pimentão (Jamón y Morrón) com Pepsi e 7Up para acompanhar, gastamos 40 reais por pessoa (China, Ananda e eu).

Pizzería Las Cuartetas

Também na Corrientes, comi algumas vezes na Pizzaria Las Cuartetas, outro estabelecimento emblemático na cena de pizzas de Buenos Aires.

Inaugurada em 1939 por um imigrante italiano, Las Cuartetas mantém sua autenticidade ao longo dos anos, trazendo a característica abundância de queijo e o típico salão para comer rápido, seja em pé ou sentado, você mesmo se serve e escolhe onde comer.

Segundo as lendas, Alberto Vaccarezza, poeta e compositor de tangos para Carlos Gardel, tinha o hábito de escrever seus quartetos (poemas em quatro linhas) nos guardanapos de papel enquanto estava sentado em uma das mesas deste estabelecimento. Essa história acabou ficando associada ao nome do local, que abriu as portas em 1932 graças aos esforços de Urcola, um basco, e Espinach, um catalão. Os atuais proprietários adquiriram a pizzaria em 1955 e, apesar do passar dos anos, ela continua sendo uma das preferidas dos amantes da pizza portenha.

pizzaria em buenos aires
photo by argentinaguia.com

Você está em Casa!

No balcão aos fundos você pega sua fatia de pizza, “los cubiertos” (talheres) e bebida ao lado e se senta pra comer, simples assim! “La propina” (a gorjeta) você já pode deixar em cima do balcão antes mesmo de pegar sua pizza, os atendentes agradecem!

Sobre gorjetas, independente de você deixar ou não, sempre te atendem bem, mas é extremamente cultural deixar uma, de preferência em mãos para quem te atendeu!

As pizzas, aqui experimentamos uma maravilhosa de Espinaca con Salsa Blanca (Espinafre com Molho Branco) além da Pimentõn y Morrón, como sempre.

Muito de tudo, massa, molho, recheio, queijo e sabor espetacular!

Pode parecer estranho uma pizza sem molho de tomate, mas vale muito a pena a experiência e várias Pizzarias em Buenos Aires possuem este sabor!

Logo após comer essas fatias, fomos ver uma maravilhosa peça de teatro no Passeo La Plaza, com um de nossos atores favoritos, o chileno Benjamín Vicuña, em breve conto essa história por aqui!

Então, visitar Las Cuartetas é mergulhar na rica história gastronômica de Buenos Aires, saborear a inigualável pizza argentina e se conectar com a cultura local de uma maneira única.

Pizzeria La Mezzetta

La Mezzetta, inaugurada em 1939, no tranquilo bairro de Colegiales, reconhecida internacionalmente, principalmente após participar do documentário da Netflix – Street Food América Latina, que eu vi e fiz questão de ir lá!

pizzaria em buenos aires
photo by argentinaguia.com

Apesar de sua fachada modesta, parecendo só mais um comércio local, as pessoas entram no pequeno estabelecimento com a certeza de que encontrarão uma das melhores pizzas da cidade.

A La Mezzetta mantém o espírito do passado, comum na maioria das Pizzarias em Buenos Aires: o pedido é feito na calçada, por uma janelinha!

Após pedir, se entra para retirar ou para comer em pé, ou seja, literalmente sem mesas ou cadeiras.

E visitar La Mezzetta é uma atividade turística intensa em todos os aspectos

Primeiramente pela fila, cheia de trabalhadores encerrando o expediente com fome ou moradores locais, se preparando para levar um belo jantar para casa.

Ao escutarem China, Ananda e eu conversando em português, automaticamente a senhora que estava à nossa frente e o senhor que estava atrás puxaram conversa:

— “¿Brasileros?”, perguntou Dona Mercedes.

— “¿Querés ayuda con la carta?”, perguntou Don Leonardo, se oferecendo para nos ajudar a compreender o menu.

Dona Mercedes estava com um rottweiler imenso na correia. Começou a cantar “Garota de Ipanema” para quebrar o gelo e puxar conversa com China, não prestei muita atenção ao que falavam, só vi que, em instantes, o gigantesco cachorro chamado Bruce estava entregue aos carinhos com China.

Don Leonardo, em uma costumeira simpatia portenha, começou a conversar comigo em português, cheio de sotaque, mas bem compreensível, nem de perto era um portunhol “enrolation”. Então, recomendou que eu pedisse empanadas e a famosíssima Fugazzetta da casa, algo que ele faz por quase toda a vida, exceto por períodos que morou no Rio de Janeiro, explicando a origem do seu bom português.

pizzaria em buenos aires
No canto esquerdo, Don Leonardo e eu!

Exibicionismo da Fugazzeta dessa Pizzaria em Buenos Aires

No balcão, os mestres pizzaiolos colocam dúzias de pizzas impecáveis no forno, em uma espécie de espetáculo que os clientes podem apreciar enquanto esperam por suas pizzas. Don Leonardo, como um “mestre de cerimônias da casa”, entrou no salão comigo e me explicou todos os detalhes e, como antigo e bom cliente que é, interagiu com todos os funcionários. Pediu que me mostrassem o show que é servir uma Fugazzeta, a pizza emblemática da Mezzetta, forrada de queijo e cebola!

As pizzas são servidas em pratos metálicos e devem ser comidas de pé, seja no balcão ou nas mesas encostadas na parede. Há também a opção de pizzas pré-cozidas para levar para casa e terminar de cozinhar.

A massa da La Mezzetta é considerada uma das melhores da cidade — arejada e esponjosa, uma verdadeira delícia. Além disso, os clientes aproveitam o tempo de espera lendo os pôsteres que contam um pouco da história do estabelecimento e apreciando a simplicidade do lugar, sempre movimentado com clientes entrando e saindo.

Kentucky

Por fim, última parada é a Pizzaria Kentucky, inaugurada em 1942 e com várias filiais espalhadas por Buenos Aires e pela Argentina.

Eu sentia um alento cada vez que via uma, pois pensava “se não achar nada diferente pra comer por aqui, vou na Kentucky e garanto ótimas pizzas e empanadas!”.

Todo Kentucky que fui está dividido em dois: um amplo salão com mesas e um espaço onde os clientes comem em pé.

A Pizzaria Kentucky oferece uma grande variedade de pizzas, igualmente com muito recheio, porém a pizzaria também é famosa pela sua pizza de pepperoni, um sabor muito apreciado pelos clientes.

pizzaria em buenos aires

Fainá, massa de farinha de grão-de-bico, água, azeite de oliva, sal e pimenta.

Comemos em Palermo Novo, Recoleta, La Plata e em Palermo Soho onde, certa vez, fomos os últimos clientes a pedir.

China me perguntou o que eram aquelas massas, sem recheio, respondi que são Fainás, que não provamos ainda, mas que em breve a gente experimenta.

Quando recebemos nosso pedido, além de duas fatias de Pepperoni, tinha duas fainas, gentileza do gerente da casa “para que probem”.

É muito comum receber gentilezas nos estabelecimentos argentinos e esta nos marcou muito, pois pedimos algo comum, conversamos em português sobre a faina e o gerente aproveitou a oportunidade para apresentar seu produto para quem não o consumia uma aula de atendimento ao cliente!

Conclusão Pizzaria em Buenos Aires — 4 Icônicas para você Visitar

Cada uma dessas pizzarias tem uma história única para contar e um estilo distinto de pizza para provar. Portanto, resumem o panorama diversificado da cena da pizza em Buenos Aires, oferecendo uma experiência gastronômica rica que vai além do sabor.

Compartilhei a minha experiência, porém, nem as palavras ou fotos deste artigo podem explicar o que é visitar uma pizzaria em Buenos Aires.

Por fim, não hesite em comentar, compartilhar este artigo em suas redes sociais e deixar um comentário abaixo!

Deixe uma resposta