Niño Gordo. Só o nome já desperta a curiosidade, não é mesmo? E acredite, é tão delicioso quanto soa. Hoje, nós vamos mergulhar fundo no universo deste restaurante que é a sensação do momento, unindo o melhor dos sabores asiáticos com o charme de Buenos Aires.
Prepare-se para uma viagem culinária que desafia a imaginação e faz o paladar dançar com pratos ousados e uma atmosfera inesquecível. Pegue seu garfo e venha comigo, vamos desvendar os segredos do Niño Gordo, o diamante gastronômico no coração da Argentina!
A Saga Gastronômica de Sitz e Peña
Você conhece Germán Sitz e Pedro Peña? Se não, tá na hora de descobrir mais sobre esses caras, verdadeiros super-heróis do universo culinário de Buenos Aires! Essa aventura gastronômica que estamos prestes a embarcar é culpa totalmente deles já que, desde 2014, essa dupla dinâmica tem abalado as papilas gustativas e o Niño Gordo, bem, é o topo do Everest deles. Consequentemente, o lugar está sempre fervilhando de pessoas e só em uma rede social tem mais de 150 mil seguidores. E aí, tão bombando, né não!?
Niño Gordo: Um Oásis de Sabores Inesperados
Mas, o que é Niño Gordo? Você me pergunta. Pois bem, ele é um daqueles lugares que a gente sente na alma, sabe? É um restaurante que faz uma mix maluco, mas extremamente delicioso, de sabores orientais com a nossa querida comida porteña. E não para por aí, pois a decoração parece ter saído de um filme que ganharia facilmente o Oscar de melhor design de produção, com detalhes que remetem à Ásia misturados ao coração pulsante do ritmo porteño.
O Niño Gordo é muito mais do que um lugar para se deliciar com pratos incríveis, é um espaço para se conectar com uma experiência culinária completamente nova e se surpreender a cada mordida. Não importa se você é uma pessoa aficionada por gastronomia asiática ou se seu contato mais próximo com ela foi através de um pacote de macarrão instantâneo de frango caipira, o fato é que, no Niño Gordo, todo mundo é bem-vindo para se aventurar neste festival de sabores!
Mas, antes que você comece a arrumar as malas para embarcar nessa aventura, que tal me deixar mostrar um pouco mais do que é esse oásis de sabores inesperados? Garanto que você vai adorar, vem comigo!
Templo do Umami: Niño Gordo por Dentro
Passando adiante, vamos falar do lugar em si. Cada canto do Niño Gordo é um capítulo à parte. E, como em um bom livro, cada capítulo oferece uma experiência diferente e marcante!
Salón
O coração do Niño Gordo é, sem dúvida, o salón. Com suas mesas confortáveis e cadeiras acolchoadas, é onde os comensais podem desfrutar do menu à la carte. E, acreditem, cada prato vale a pena ser saboreado neste ambiente.
Patio
Depois, temos o patio, um lugar com um charme todo próprio. Por ter mesas e cadeiras baixas, é uma opção diferente para os que querem uma experiência mais casual, ainda que sofisticada. Apesar de estar sujeito às mudanças climáticas, é uma opção incrível para aqueles dias de calor porteño.
Balcão e Cozinha à Vista
Para quem adora ver o processo de criação de um prato, a área do balcão com cozinha à vista é uma atração à parte. Reservas para até duas pessoas são aceitas aqui. Ver os chefs em ação, preparando o menu à la carte, é uma experiência inesquecível.
Vereda
Por fim, mas de modo algum menos impressionante, chegamos à vereda. O lugar onde pousamos para o nosso banquete ao ar livre. Sabe aquele clima de filme, com luzes vermelhas que criam uma atmosfera charmosa e descolada? Foi exatamente essa a vibe que pegamos. Sem reserva, era a única opção disponível, mas acabou nos proporcionando uma noite tipicamente argentina encantadora.
Uma dica de amiga: se você tem uma experiência específica em mente, reserve com antecedência. O Niño Gordo está sempre cheio e não é difícil entender o porquê. Mas, independente de onde você decida sentar, a sensação mágica estará garantida!
E não pense que a magia do Niño Gordo acaba quando você precisa dar aquela passadinha no banheiro. Sim, até fazer um pipizinho (ou número 2 ┐(‘~`;)┌ ) é uma experiência por lá! Eu juro que a belezinha da privada parecia ter mais botões do que um painel de controle da NASA! Confesso que minha maior ousadia foi… apertar o botão da descarga. Sei lá, vai que um botão daqueles acionasse um Transformers. Então, deixo essa missão para ti, testa e me diz!
E se você acha que já viu de tudo, espere até ver a pia. Lá, um dragão de bronze serve como torneira, despejando água pela boca em um fluxo constante. Até lavar as mãos se torna uma aventura épica nesse lugar!
Um Gosto do Inesperado: Embarcando na Aventura Culinária
Para Comer
Agora, vamos falar do motivo principal da nossa visita ao Niño Gordo: a comida, é claro! Trata-se de uma parrilla asiática que oferece uma mistura de sabores do Oriente com a comida porteña. Pratos da cozinha coreana, chinesa, vietnamita e tailandesa se encontram com um toque argentino, criando uma fusão culinária realmente única.
Além disso, por lá, os cardápios rodam em períodos curtos, sempre incluindo novos pratos para representar a riqueza dessa cozinha. E o resultado? Uma explosão de sabores em cada prato que vai te fazer voltar sempre por mais.
Nós decidimos pelos pratos Kara Age, Katsusando e uma porção de kimchi para acompanhar!
O Kara Age era delicioso, com o frango crocante por fora e suculento por dentro, complementado perfeitamente pela salsa verde vibrante.
O Katsusando foi uma grata surpresa, com o bife macio e saboroso, envolto pelo pão brioche tostado e um delicioso molho tonkatsu. E o kimchi? Ah, o kimchi! Era tudo o que a gente esperava dessa delícia coreana: picante, saborosa e com aquele toque azedinho perfeito.
Para Beber
Sobre a coquetelaria do Niño Gordo, é um show à parte. Com influências Tiki e clássicas, eles utilizam licores e destilados provenientes da Ásia como Sake, Shochu, licor com extrato de bambú, destilado de raíz de Ginseng, makgeolli e whisky japonês. Nossa escolha foi a Pedro Piña, feita com rum, licor de pêssego e coco, e abacaxi, servida em um copo adorável em forma de panda. E sim, mais uma vez vou rasgar elogios pois estava uma delícia, bastante equilibrada e refrescante. Foi a escolha perfeita para acompanhar a refeição!
Niño Gordo é o tipo de restaurante que você poderia encontrar em qualquer região da Ásia, mas que, por uma feliz coincidência, nasceu em Palermo. É um lugar que celebra a diversidade e riqueza da gastronomia asiática, enquanto se funde harmoniosamente com a cozinha porteña. Uma experiência gastronômica inesquecível que recomendo fortemente que você vivencie!
Niño Gordo entre os Melhores da América Latina
Mas, espera aí, que a viagem pelo universo do Niño Gordo não para por aí. Como resultado, em 2022, esse local fantástico fez história ao ser listado como o 75º melhor restaurante da América Latina. E quem ousaria questionar essa classificação quando foi o prêmio Latin America’s Best 50 Restaurants, da respeitada revista britânica Restaurant, que a concedeu?
Tá afim de conhecer o Niño Gordo? Saiba onde, quando e quanto
E aí, tá afim de cair de boca na experiência Niño Gordo? Vou te passar todas as infos necessárias! O endereço é Thames 1810, C1414DDL, Buenos Aires, Argentina, super fácil de encontrar. Mas, presta atenção no horário de funcionamento, para não correr o risco de dar com a cara na porta, beleza?
Localizado na rua Thames, 1810, em Buenos Aires, Argentina
Nos finais de semana (sábado e domingo), eles abrem para o almoço das 13:00 às 17:00 e, para o jantar, das 20:00 à meia-noite. Durante a semana, você vai precisar comer mais tarde, já que eles só abrem das 20:00 à meia-noite. Ah, uma dica importante: na segunda-feira o lugar é fechado, então, nem adianta tentar!
- Segunda-feira: Fechado
- Terça-feira a Sexta-feira: 20:00–00:00
- Sábado: 13:00–17:00 e 20:00–00:00
- Domingo: 13:00–17:00 e 20:00–00:00
Quanto aos preços, eles são muito justos pela qualidade que você vai receber. Fomos em 3, ficando em torno de $8 (oito dólares), na cotação dólar blue do período, por pessoa. Vale a pena cada centavo! Vá com o coração aberto e o estômago vazio que a experiência será incrível, prometo!
Completando a Rota Gastronômica do Niño Gordo
Espero que você tenha gostado tanto quanto eu de desvendar as maravilhas do Niño Gordo. Para mim, foi uma verdadeira revelação, uma explosão de sabores que me levou por uma viagem épica através das maravilhas da culinária asiática, no coração de Buenos Aires. De fato, a verdadeira beleza da comida é muito mais do que apenas algo para satisfazer a fome. É uma experiência, arte, forma de expressão… E o Niño Gordo é um excelente exemplo disso!
Então, já se preparou para para partir nessa viagem culinária? Não deixe de me contar tudo sobre a sua experiência por lá! Vou adorar saber o que você achou e quais foram os seus pratos e drinks favoritos. Como sempre, até a próxima aventura gastronômica!